2017-02-14

Entrevistas de Verão - #LurdesDias







Sou dessas pessoas que tenho milhões de defeitos, imensas qualidades, e três vícios: Chocolate, Esporte e realeza sim isso mesmo sou apaixonada por essa mítica que envolve a realeza e as historias escondidas por trás das paredes daqueles castelos, talvez essa paixão seja pelo fato de eu ser uma maníaca pela historia da segunda guerra mundial e pela Alemanha, e em meio a essa paixão há alguns anos eu conheci uma pessoa que não só é apaixonada pela realeza como também escreve sobre a mesma.
Blog escrito pela Lurdes


Sem contar que esta é uma daquelas entrevistas de fã para ídolo sabe? E ainda no pacote tem uma pessoa muito especial na qual eu me inspirei totalmente para fazer esta rubrica, e que me ensina muito sobre como gerir um blog e uma paixão, e que mostra que a realeza vai muito além de lindos vestidos e valiosas tiaras.



Lurdes Dias


Para começar faz-nos uma pequena introdução sobre quem é o que faz.
Lurdes Dias. 32 anos. Bióloga de formação. Empresária Amway por opção. Blogger Real por paixão. Professora explicadora por ocasião. Apaixonada pelo estilo vintage, chá, livros e florestas. Esposa e mãe humana da Mia.

Quando começou o teu interesse pela realeza? E quando você se deu conta de que queria escrever sobre isso?
Ora bem, não consigo precisar um momento certo. Sempre gostei de História, uma paixão muito apoiada pelos meus pais. Quando vi os filmes da Sissi, por volta dos 8-10 anos fiquei obcecada. Revistas de sociedade sempre foram muito frequentes em minha casa e desde cedo os membros das várias famílias reais mundiais eram-me familiares. A escrita veio bem depois em 2009-2010, quando comecei a comentar no forúm de comentários da revista CARAS  e me dei conta da quantidade de pessoas que se interessavam pelo tema.

 Porque a necessidade de criar um blog? E porque não focar em apenas uma dama real ?
Conforme comentava no tal forúm, depressa senti que as opiniões são como os umbigos. Toda a gente tem um e não servem para nada. Ou seja, dei-me conta que por detrás de um perfil na internet todas as pessoas têm imensas coisas a dizer sobre um tema. Coisas boas e coisas menos boas. Coisas verdadeiras e meros boatos. E acima de tudo dei-me conta que as pessoas são tendenciosas com as pessoas que gostam (indepentemente de conhecê-las ou não), mas acima de tudo com as que não gostam. E dei-me conta que era muito cansativo manter-me sã no mar de críticas e má educação que podem ser os forúns online sobre qualquer tema. Assim contactei algumas pessoas que também comentavam no fórum e que me pareciam cordiais e criei o grupo Tesouras & Tiaras no Facebook. Depressa outros membros foram adicionados e durante alguns meses, isso foi o suficente para mim. Mas há medida que o tempo foi passando dei-me conta que o problema se mantinha. Muitos choques de opiniões e personalidades. Assim tive a necessidade de criar algo só meu, porque não tenho feitio para polícia de recreio. Assim surgiu o blog, uma extenção do grupo. Mas acima de tudo uma extenção de mim mesma, em que de certa forma, eu pudesse controlar melhor o que lá se passava.
Como sou fã da realeza, enquanto instituição, gosto de seguir todas as casas reais e por isso sabia que seria impossível para mim falar de apenas uma dama real. O T&T no facebook era também generalista e nunca senti necessidade de deixar de o ser. Até porque existem muitos poucos blogs como o T&T.
Como as pessoas enxergam essa paixão pela realeza? Eles apoiam?
Oiço histórias muito caricatas de bloggers de sucesso que escondem a sua paixão por realeza, porque têm medo daquilo que as pessoas que lhes são próximas podem pensar sobre eles e (imagine-se!) têm receio que essas pessoas usem esse hobbie contra eles. Nunca escondi a minha paixão por realeza. Na escola, enquanto amigas minhas tinham autocolantes de boys bands e actores nos seus cadernos, eu tinha de Reis e Rainhas e “pessoas mortas” como lhes chamavam. Nunca me importei. Nunca o escondi. Quando criei o blog, partilhava cada publicação na minha conta no Facebook. Sei que muitas pessoas gozavam, mas nunca na minha cara. Só há pouco tempo é que as pessoas começaram a perguntar-me mais detalhes sobre aquilo que faço e como tudo isso surgiu. Encaro tudo com normalidade. Eu gosto de mim. Adoro a minha capacidade de me interessar por vários assuntos. Sou feliz assim e estou bem com as minhas opções. Isso é o mais importante. Claro que as pessoas mais próximas de mim me apoiam. O meu marido (nada fã de monarquias, por sinal!) é o meu fã número um. Os meus pais não percebem bem o que é um blog, mas vibram a cada carta que recebo da realeza (como se fosse a única pessoa do mundo a receber um cartão de agradecimento!) e acima de tudo quando recebo um email da outra ponta do mundo a agradecer-me porque o meu blog o/a ajudou a superar a “vergonha” por ter este gosto tão particular, quando isso acontece é impossivel pensar ou preocupar-me com aquilo que os outros podem pensar de mim!!

 Como é a sua rotina como royal watchers ?O que te inspira? Quanto de você tem nos seus textos?
Não tenho bem uma rotina. Estou a tentar ser mais disciplinada agora tentando planear os posts da semana atempadamente, mas nem sempre é fácil. Verifico a agenda das casas reais e escolho os temas que me parecem interessantes abordar. Estou numa fase em que me preocupo mais em escrever sobre algo que gosto e que para mim faça sentido, do que escrever sobre aquilo ou sobre alguém que está na moda. Como o meu blog é generalista, torna-se por vezes complicado falar de tudo e todos. Então tenho que fazer opções. Opções essas que são feitas de acordo com a minha prioridade em relação a um determinado evento (Casamento, Baptizado, Visita de Estado, Visita Oficial…) ou à causa social associada.  Quando seguimos a realeza há tantos anos como eu, começamos a “conhecer” as pessoas e a gostarmos verdadeiramente delas. São elas, e acima de tudo, aquilo que elas representam que me inspira. Eu gosto de pensar que dou 100% de mim em todos os textos. Eles reflectem os meus gostos, opiniões, dúvidas, desejos…

Acompanhei no blog todo o seu casamento, e que foi escrito como uma história de princesas, tamanha a delicadeza. Como foi que veio a decisão de partilhar com seus leitores esse momento tão importante?
Obrigada pelas palavras. Foi algo que me ajudou imenso na fase de preparação. Foi algo que para mim fazia sentido partilhar. Eu que escrevi tanto sobre os casamentos dos outros, tinha ali a oportunidade de escrever sobre aquela que foi até hoje a fase mais importante da minha vida. Além disso quero dar mais de mim ao blog. O T&T deu-me tanto que eu quero dar de volta. E penso que todos os leitores me ficaram a conhecer melhor através desta rubrica. E a verdade é que o post final sobre o dia do meu casamento foi o post mais visto de sempre do T&T com perto de 10000 visualizações só no primeiro dia. Fiquei de boca aberta!

 Quais são as suas Fontes para saber sobre os compromissos reais?
Basicamente os sites oficiais das casas reais. Felizmente tem sido feito um esforço nos últimos tempos para melhorar o acesso à informação. As redes sociais hoje em dia são imprescindiveis na vida de qualquer royal watcher e é a melhor maneira para estarmos a par de tudo. Por isso tenho Facebook, Twitter e Instagram.

 Recordo-me que no inicio você tratava bastante sobre a forma de vestir da realeza e hoje em dia vamos um blog com uma característica social muito forte. Como se deu essa mudança? Você acha que essa mudança ela confirme o seu amadurecimento ou de acordo com sua etapa de vida?
Verdade. Penso que esta mudança se deveu a um outro nível de consciência. Dei-me conta de que era necessário mudar a maneira como se escreve sobre a realeza. Muitas pessoas pensam nos vestidos, nas jóias, nos palácios, nos escândalos e, principalmente quando se vive num país onde não existe monarquia e em que as pessoas acreditam em tudo o lêm, a opinião sobre alguém que gosta e escreve sobre monarquia é bem fútil. E na verdade olhando para os meus primeiros posts no blog, era mais ou menos assim. Como em tudo na vida se queremos ver mudança, temos que começar em nós mesmos. Se eu queria mudar a forma como se escreve sobre realeza e tentar informar mais e melhor os meus leitores sobre estas pessoas,eu tinha que mudar os assuntos abordados. Para mim o interesse sobre o trabalho que a realeza desenvolve já existia, mas à medida que fui crescendo como blogger e como pessoa apercebi-me que havia muitas coisas que as pessoas deveriam saber. Há instituições que fazem trabalhos notáveis por ai. Causas que eu nem sabia que existiam. Projectos e programas sociais importantíssimos. E os nossos príncipes e princesas dão a cara todos os dias por eles.
Isso é algo notável que tem que ser referido. E apercebi-me que embora poucas tenham o título ou morem num palácio, qualquer uma de nós pode ser uma “Princesa” na sua casa, na sua comunidade, no seu país. Basta estar informada e querer fazer a diferença.
De repente o T&T tornou-se muito mais do que um blog sobre realeza, embora claro, eu adore falar de jóias e roupas. Mas cada vez me preocupo menos com isso, até porque existem imensos bons blogs que o fazem.


Vejo que o Tesouras e tiaras e blog com imensas leitoras. Qual sua relação com elas? Você ja penso em partilhar a responsabilidade do blog com alguém ou alguma leitora?
Como já disse criei com algumas leitores uma relação de amizade muito bonita. Não conheço pessoalmente a grande maioria, mas várias leitoras que moram no Brasil já vieram a Portugal e quiseram estar comigo. Uma delas ficou inclusive em minha casa e isso não tem preço. O T&T no facebook é actualmente uma máquina bem-oleada como costumo dizer. Existem membros que actualizam o grupo regularmente e isso é fantástico. O blog é o meu bebé. E sou muito egoísta em relação a ele…ahahahah…Além disso, de momento não necessito de grande ajuda. Faz sucesso, mas não faz TANTO sucesso assim!


 Como é sua relação com os outros royal watchers? O que você espera pra 2017 com relação ao tesouras e tiaras?
Graças a este tema e ao blog tenho travado conhecimento com pessoas de todo o mundo. Também eu sou fã de determinados blogs que sigo diariamente de forma sagrada e tenho aprendido muito com todas essas fantásticas pessoas. Ser royal watcher em Portugal e, ainda para mais, escrever sobre isso, pode tornar-se um pouco solitário, mas quando ligo o computador ou abro o meu whatsapp sou abençoada com mensagens de carinho e compreensão dos mais variados locais e isso alegra-me!
Espero que 2017 traga muita consciência às pessoas. E espero que o T&T contribua para isso. Um espaço onde se passam bons momentos, em que se aprenda sobre a realeza, mas que também nos ajude a sermos mais e melhores pessoas. A dar mais! A ser mais!


Muito se cobra sobre a Duquesa de Cambridge. O que pensa sobre ela ? Acha que todos esperam muito dela e acabam por deixar de lado Camilla? E o que espera da realeza de forma geral?
Ui…Penso que a Duquesa de Cambridge ainda tem muito para ser e dar. Penso que ainda não se encontrou verdadeiramente. Mas sejamos honestos: a maioria de nós também não! Mas o erro começa logo na pergunta que me fez: “muito se cobra da Duquesa…”, as pessoas “cobram” porque esperavam mais. Mas esperavam mais sem grande motivo. Camilla é a futura Rainha consorte. Ponto final. Entendo que os mais novos reúnam mais fascinio, e é também por isso que uma das minhas resoluções para 2017 no T&T foi precisamente falar mais sobre Camilla em detrimento de Kate. Mais uma vez “Sê a mudança que queres ver no mundo”.
Mas só para que conste, eu gosto da Duquesa de Cambridge. Penso que ela tem ainda muito potencial para dar. Mas não, não a considero um modelo de estilo.
 O meu problema é mais com o marido dela…Mas isso é outra história…
O meu pensamento sobre o futuro da realeza é trágico. Acredito, sinceramente, que a tendência das monarquias será acabar. Mas até lá conto estar aqui para partilhar e aprendar com tudo aquilo que esta instituição nos dá de bom e mais maravilhoso. Conto testemunhar as várias fracções de histórias na História, na qual estas pessoas pertencem. E ainda existem muitas histórias para serem escritas…

Um jogo rápido em uma palavra
 Uma cor: Burgundy
Um amor: O meu marido Hugo e a minha gata Mia
 Uma saudade: De estar no meio da floresta.
Princesa ou Rainha: Imperatriz!!
Mary ou Victória: Mary por aquilo em que se transformou. Victoria por aquilo com que nasceu.
Lurdes por Lurdes: Bondosa, Única, Chorona…

Pra finalizar o que você diria aos leitores do contos e confusões que querem ter um blog sobre a realeza:
Sigam em frente. Dêm o melhor de vós. Não importa o sucesso. Importa a viagem até à melhor versão de vocês mesmos!



Agora me digam tem como não ser fã? Lurdes é dessas pessoas que encantam a primeira vista com ser humano e blogger real, nota-se a paixão que ela tem pela realeza a cada palavra escrita para quem não há conhece e deseja conhecer um pouco mais sobre o trabalho incrível que ela realiza podem encontra-la aqui Twitter Facebook e ainda no Tesouras e Tiaras.


De fã para ídola
Jess Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário